quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Quidam do Cirque du Soleil

Todo mundo já ouviu falar no famoso Cirque du Soleil e suas maravilhosas e encantadoras apresentações! Na semana passada eu fui assistir a uma dessas apresentações e realmente sai deslumbrada com aquele universo. Para quem não conhece, não tem problema, eu explico!!!
O Cirque du Soleil foi fundado em 1984, por dois ex-artistas de rua, Gay Laliberté e Daniel Gauthier. Ele foi criado a partir de um pedido do governo de Quebec para comemorar o 450º aniversário do Canadá. Muitas mudanças ocorreram até chegar ao espetáculo que assistimos hoje. O que vemos é uma inovação do circo que possui enredo, cenários, figurinos próprios e até música ao vivo. No Brasil já foram apresentados os espetáculos "Saltimbanco" e "Alegria" e agora o "Quidam".


O espetáculo Quidam conta a história da menina Zoé que está aborrecida porque já viu tudo o que há para ver, e seu mundo perdeu o significado. Então sua raiva despedaça seu mundo e ela cai no universo de Quidam. Mas, afinal o que é um Quidam? é um transeunte, uma figura solitária numa esquina, uma pessoa passando apressadamente. Poderia ser qualquer um. Um elemento na multidão, um entre a maioria silenciosa. Aquele que dentro de nós grita, canta e sonha. Inspirador, não?! Ele é representado pela figura do homem sem cabeça.

Quidam e a menina Zoé

O que impressiona no espetáculo além da sua estrutura (cada montagem utiliza 250 figurinos, 200 pares de sapato, 500 objettos de cena, além das plataformas que trazem os artistas em cena), é sem dúvida a precisão dos movimentos. O que mais me encantou foi esse casal aqui abaixo, eles fazem cada coisa que até agora estou refletindo! O número deles é o Statue -Vis Versa.


É difícil escolher uma cena favorita, mas a mais engraçada sem dúvidas são as do palhaço que tem a participação da platéia. Rendem boas gargalhadas! Quem comanda é o palhaço da foto abaixo que apenas com mímica dá ordem para os "atores escolhidos".





Para finalizar, eu vou postar a foto de um personagem que encerra o espetáculo: o Boum- Boum. Agressivo e psicologicamente forte, é um solitário. Seu corpo sobrevive apenas porque a sua alma recusa a deixá-lo. (Achei essa definição maravilhosa! É do próprio site do espetáculo, é bom deixar registrado!).


Bem, quem quiser saber mais informações sobre o espetáculo Quidam, pode acessar o site http://www.quidam.com.br/content/home/ e saber quais serão as próximas apresentaçãoes.

Beijos!!!

Marcinha

6 comentários:

  1. Amiga lindona.. parabéns pelo blog, está lindooooooo!!

    ;)

    Bjus da Daniiii...

    ResponderExcluir
  2. Pra que globo.com né ... Só venho aqui agora saber nas novidades! rs! Muito maneiro isso aki! BeijãoOoO! Jordan.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada gente! Amooo vcs! São tão simpáticos comigo!

    Vou tentar atualizar com assuntos legais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não pretendo lhe tomar muito tempo. Estou divulgando meu primeiro microconto (O Aparelho Digestório). Caso você descida dar uma olhada comente. Terei prazer em retribuir sua visita. Abraço: Jefhcardoso, editor do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, moça!

    Parabéns pelo blog!

    Muito legal! ;-)

    Beijos,

    Fernando Amaral

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Fernando! Seja bem-vindo! E sinta-se a vontade para comentar, sugerir e criticar!

    Só me falta tempo para atualizá-lo, mas darei um jeito nisso! rs

    Beijos! =)

    Marcinha

    ResponderExcluir